A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está com inscrições abertas para dois editais inéditos. O primeiro trata-se do Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept), e, o segundo, do Programa de Apoio à Pesquisa de Inovação Tecnológica – Redes de Pesquisa em Mineração Sustentável (PAP-Intec/Mineração Sustentável)

O Proept (edital de nº 015/2022), em parceria com Centro de Educação tecnológica do Amazonas (Cetam), e o PAP-Intec/Mineração Sustentável (edital nº 025/22) em parceria com a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).

A submissão de propostas para os dois editais inicia nesta quinta-feira (30/6) e termina no dia 15 de agosto, às 17h. As inscrições estão sendo realizadas na plataforma SigFapeam, disponível no site da instituição. No caso específico do PAP-Intec, as inscrições também podem ser feitas por meio do Sistema da Fapero, SigFapero, pois o programa.

Proept

O Proept visa estimular pesquisadores do Amazonas a apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento de pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, na perspectiva de educação plena, integral e básica complementada pela profissionalização efetiva para o aprimoramento das ações direcionadas ao desenvolvimento da educação no estado. Para este edital estão alocados mais de  R$ 4 milhões.

Acesse os editais vigentes da Fapeam em www.fapeam.am.gov.br

PAP-INTEC/Mineração Sustentável

A chamada visa fomentar projetos de ciência, tecnologia e/ou inovação que busquem soluções para a redução dos impactos ambientais decorrentes do extrativismo mineral e ofereçam alternativas viáveis que possam ser utilizadas em substituição ao uso do mercúrio na cadeia de extração do ouro.

O programa também busca a promoção de atividades voltadas para a temática educação ambiental e inclusão social, que promovam e deem continuidade aos processos de formação e capacitação científica e tecnológica, com ênfase na população ligada direta ou indiretamente à cadeia de produção mineral. Para esta chamada estão alocados R$ 4 milhões.

A divulgação dos resultados do enquadramento das propostas está prevista para ocorrer a partir de setembro deste ano, com o início da contratação das propostas para novembro de 2022.

Acesse os editais vigentes no site da Fapeam em: www.fapeam.am.gov.br