Nos próximos dias 25 e 26 de julho, a Suframa realizará evento visando à formalização da sua adesão ao projeto “Cenários BRASIL 2040” e também à realização de debates e oficinas de construção de cenários no contexto do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, que é coordenado pela Autarquia.

As atividades ocorrerão na sede da Suframa e contarão com a participação de servidores, convidados externos e especialistas na temática do desenvolvimento regional. O objetivo principal do evento é identificar potenciais endógenos de desenvolvimento na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) que sejam capazes de criar oportunidades de geração de emprego e renda com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população da região e menor dependência dos instrumentos de incentivos fiscais a médio e longo prazo.
O projeto “Cenários BRASIL 2040” foi lançado em maio deste ano e é coordenado em âmbito nacional pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, por sua vez, está na fase inicial de construção. A expectativa é que, após a contribuição dos diversos atores e especialistas dos setores público e privado, a agenda estratégica com cenários prospectivos de desenvolvimento para a Amazônia até 2040 seja definida ate dezembro deste ano e possa seguir para homologação do Conselho de Administração da Suframa (CAS).
Inscrições
Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://doity.com.br/amazonia-2040-cenarios-prospectivose-agenda-estrategica-para-o-desenvolvimento. As palestras, oficinas e debates serão gravadas e disponibilizadas posteriormente por meio do canal da Suframa no YouTube: https://www.youtube.com/suframanews.
Programação
Na segunda-feira (25), entre 8h e 12h, além da solenidade de abertura e de ações de credenciamento, está prevista a realização da palestra “As megatendências globais no contexto da Amazônia 2040” e de debates sobre temas como bioeconomia e produção de alimentos; recursos hídricos e monitoramento climático; inovação e tecnologias para saúde e produção de medicamentos na Amazônia; inovação para cidades inteligentes e sustentáveis; e defesa nacional em faixa de fronteira e segurança regional. Na parte da tarde, entre 14h e 17h, também serão promovidas oficinais de construção de cenários prospectivos.
Já na terça-feira (26), também entre 8h e 12h, será realizada a palestra “Zona Franca de Manaus: Impactos, Efetividade e Oportunidades” e nova rodada de debates sobre temas como Indústria 4.0 e Internet das Coisas; infraestrutura e logística amazônica; tecnologias para exploração mineral e de óleo e gás; e fontes renováveis de energia. À tarde, além da continuidade das oficinas de construção de cenários prospectivos, também será realizado o encerramento do evento, às 16h30, com participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Gravado

O evento será gravado, para posterior veiculação no canal da Autarquia no Youtube, em obediência às restrições do período de “defeso eleitoral”, mas os inscritos poderão participar pelas salas virtuais..