O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a primeira colheita em uma unidade demonstrativa de milho no município de Manaquiri (distante 156 quilômetros de Manaus). O objetivo é demonstrar métodos de cultivos com cultivares híbridas, diferentes espaçamentos e adubação nitrogenada a fim de otimizar o rendimento da produção.

Segundo Ricardo Sobreira, gerente da unidade local do Idam em Manaquiri, a colheita, realizada no dia 21/03, resultou em 62 sacas de milho verde.

“Fizemos todo o planejamento com o Idam central e essas sementes foram doadas para o produtor. Nesta unidade na área de várzea, usamos duas adubações nitrogenadas, em torno de dez gramas por metro linear de fileira de milho de uréia, e o resultado foi surpreendente”, explicou Ricardo.

Ainda conforme Sobreira, a unidade foi instalada na propriedade do produtor Francisco Leite Santos, na Costa do Barroso, utilizando uma cultivar híbrida, com diferentes espaçamentos e empregando os conhecimentos práticos do agricultor familiar. A atividade integra o Projeto Prioritário do Milho e promete beneficiar 4 famílias da região.

Para Francisco, os resultados apresentam uma melhora considerável no rendimento da colheita.

“Com certeza teve uma melhora, e com dedicação vai melhorar ainda mais. Já podemos trabalhar com este milho. Ele vai ser quebrado e preparado para já ser levado diretamente para o consumidor a um preço de 50 reais por saca”, concluiu Francisco.