Nos dias 26 e 27 de maio, estudantes, professores e pesquisadores se reunirão para uma troca de conhecimentos e vivências durante o I Workshop da Escola de Meio Ambiente (EMA) – Plantando Ideias para a Valorização da Vida. O evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e acontecerá na Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a realização de palestras e oficinas voltadas para questões ambientais.

A iniciativa recebe fomento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital Nº05/2021, e tem como público alvo alunos e professores da educação básica ao ensino superior. As inscrições podem ser feitas de forma online por meio do site (site).

De acordo com a coordenadora do projeto, Ieda Batista, as atividades do workshop ocorrerão em formato híbrido, com transmissão virtual para todo o Brasil por meio do YouTube. O intuito é divulgar atividades realizadas ao longo de mais de uma década pela EMA e promover um espaço de discussão, reflexão e sensibilização em relação às questões de preservação da floresta.

“Talvez hoje, mais do que nunca, isso seja fundamental porque o planeta já dá sinais, já dá respostas, que determinadas ações predatórias serão muito definitivas. É necessário que a gente tenha uma geração formada com esse intuito, de pensar em um mundo mais sustentável e pensar em todos os âmbitos, do global ao local”, destaca Ieda.

Programação – Ao longo de dois dias, os participantes contarão com 12 horas de atividades, sempre das 8h às 18h. Pela parte da manhã serão realizadas palestras e mesas redondas para debater assuntos como desmatamento, educação ambiental e a trajetória da Escola do Meio Ambiente. À tarde, serão ministradas oficinas que levarão aos estudantes conhecimentos sobre métodos de capacitação e uso de tecnologias para a conservação do meio ambiente. A programação completa poderá ser conferida nas redes sociais da EMA (rede social).

Livro – A consolidação das atividades acontecerá com o lançamento do livro “Escola do Meio Ambiente – Trajetória histórica e contribuição à Educação Ambiental”. Este material apresenta à toda a comunidade o contexto histórico da Escola de Meio Ambiente e as contribuições para a Educação Ambiental por meio de atividades desenvolvidas ao longo dos 12 anos de existência do projeto.

“A ideia do livro que está sendo desenvolvido é trazer um pouco da trajetória desse projeto, projeto escola do meio ambiente, falar dos desafios, de como ele foi sendo construído e trazer também os relatos de experiências de alunos, ex-alunos, professores, pessoas que contribuíram ao longo desse tempo para que a escola do meio ambiente se consolidasse e trouxesse hoje essa alternativa pra gente estar pensando na educação ambiental no âmbito da licenciatura”, pontua a coordenadora.

Parev – O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) contribuindo assim com a promoção do intercâmbio científico e tecnológico no estado.