O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Associação Independente dos Aquicultores do Amazonas (Aquam), participou, na manhã do sábado (28/05), de mais uma ação do Dia de Campo, dessa vez, voltado para a piscicultura, promovido na Fazenda Sagrada Família, Rodovia Am 010, km 65, no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

O evento contou ainda com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação da Agricultura e Pecuária (Faea) e empresas do setor.

A programação contou com a presença do secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, de técnicos do Sistema Sepror, e piscicultores de diversas localidades, dentre elas, Novo Airão, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Careiro, Iranduba, Manaus, Rio Preto da Eva e Silves. Os participantes visitaram a estação de aeradores e a estação de alimentação e nutrição da Fazenda.

A ação teve como objetivo apresentar novas metodologias que possam disseminar a piscicultura de forma profissional, com utilização de tecnologias inovadoras e a produção de peixes através da organização de cooperativas, com investimentos do governo, e com intuito de gerar emprego, renda e produção de alimentos e com estrutura, além de gerar índices de produção elevados com sustentabilidade econômica, ambiental e social no Amazonas.

Para o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, a ação deste sábado foi fundamental para marcar a volta da atividade do Dia de Campo da Piscicultura.

“Nós, do Governo do Estado, estivemos presente com todas as nossas equipes do Sistema Sepror (Idam, Adaf e Ads), fazendo o trabalho de apoio e orientação no Dia de Campo. Foi também a eleição da Aquam, uma associação que gerou duas cooperativas psicomotoras, fortalecendo o crescimento harmônico da piscicultura no Amazonas, com as trocas de experiência e os repasses tecnológicos na área,” destacou o secretário.

O “Dia de Campo” também promoveu sorteios de rações aos piscicultores presentes, doados pelos parceiros como o Comercial Risadinha, Empresa Zaltana, Big Sal e São Pedro. Durante o evento, foi realizada a eleição por aclamação da nova diretoria da Aquam, tendo como presidente da Associação, Honório Rios; e o vice- presidente, Luiz Bonfá.

Representantes

Estiveram presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS),  do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Controle de Pesca (GECP), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas (Coopaquam), e do Comercial Risadinha.